segunda-feira, 26 de outubro de 2009

014 - Porque estudar áudio ?

Toda vez que alguém me diz que esta se interessando em áudio, a primeira pergunta que faço é: Você tem ouvido música ? É essencial que o candidato a ser um futuro operador de som saiba entender os princípios que envolvem a teoria musical, como melodia, harmonia, rítimo, timbres, dinãmica, etc. E como se faz isto? Ouvindo música!
Costumo recomendar que se ouça, principalmente, música clássica, com um bom fone de ouvido. Ai se encontram todos os itens necessários para que se comece a perceber os detalhes de uma música. O candidato deve-se colocar no lugar do maestro. Ele é o responsável por conduzir os vários instrumentos com harmonia, dinãmica, andamento, e principalmente saber se cada músico esta tocando seu instrumento da melhor maneira possível.
Não parece ser uma tarefa fácil, mas a função do operador de áudio, assim como o do maestro, é ouvir separadamente cada instrumento, como se pudesse separá-los uns dos outros, e nossa mente, trabalhando em conjunto com nossos ouvidos, é perfeitamente capaz de fazer isso, e assim perceber cada nota do tal instrumento. O que estou querendo dizer é que, nosso ouvido trabalhando junto com nosso cérebro, precisa de treinamento, para que nos acostumemos com cada timbre, e para isso é preciso ouvir, e ouvir, muita música boa. Cada instrumento tem um timbre característico, você sabe que houve um piano, porque sua mente já conhece o timbre de um piano. Este timbre faz parte da soma de uma gama de frequências, por isso é importante treinar seus ouvidos para reconhecer estas frequências. Recomendo se puder que se consiga um equalizador gráfico, e reproduzindo através dele à música, vá alterando cada frequência aos poucos, e assim irá percebendo as mudanças que cada uma provoca no som.
Você pode começar a treinar seus ouvidos, agora mesmo. É só fechar seus olhos e tentar interpretar cada som que houve; o veículo que passa ao longe, é pequeno ou grande? Um pássaro que canta, um cão que late, pessoas conversando, etc.
Existem várias escolas no Brasil, que habilitam pessoas para operar diversos equipamentos, porém algo que só você pode fazer, é, treinar seus ouvidos para interpretar os mínimos detalhes dos diversos tipos de sons existentes no universo, sejam eles naturais ou não.