sexta-feira, 4 de abril de 2008

009 - Mesas Digitais

Tenho recebido alguns e-mails, me perguntando sobre mesas digitais, e hoje gostaria de falar um pouco sobre esse tema. Realmente o mundo digital, tomou conta de varias áreas em nossa sociedade. Na medicina, na telefonia, na indústria, no estúdio onde trabalho, e também nos sitemas de som voltados a alcançar grandes públicos, até os equipamentos de som estão se digitalizando. Quem poderia imaginar um microfone digital, isso mesmo, já existe sim, o som captado pela membrana, é dentro do corpo do microfone, transformado em digital e ai até a mesa de som o sinal segue sem perda alguma. Já existem até modêlos USB, que podem ser conectados diretamente ao compudor, mas o como já disse o nosso têma hoje é mesas digitais.

Confesso que relutei por alguns anos a reconhecer que esse era um caminho sem volta, percebi que eu realmene precisava adquirir conhecimeno nesta área. Já lidava com softwares dedicados à gravação em estúdio com mesas virtuais utilizando-se de um mause e assim manipulando o sistema, porém agora a coisa seria material, botões, faders, tudo ali de um jeito que eu podia tocá-los, porém com uma grande diferença; lá dentro, era um software que controlava tudo, ou seja cada botão que eu girava ou apertava, éra um comando para que o software agisse.

As vantagens são inúmeras, processamento, ecos, reverbs, compressores, equalizadores, gates, tudo em abundãncia, ao girar de um botão, sem falar nas memórias de cena, ou seja, você ensaia uma banda ajusta, equaliza, e salva ! Pronto pode ensaiar uma outra banda totalmente diferente, que, quando precisar é só chamar àquela cena anterior que tudo volta como estava. Um dado interessante que tem me chamado a atenção, é que muitos colegas de profissão que viajam com bandas Brasil afora, comentam que a maioria das grandes locadoras de som já possuem mesas digitais à disposição.

Diante deste quadro o que fazer, não estou querendo dizer aqui que você precisa sair correndo para vender sua mesa analógica e comprar uma digital, não é isso, as mesas analógicas ainda estarão na batalha por muitos anos, porém esse é um processo sem volta, e mais cedo ou mais tarde, você vai se deparar com uma mesa digital e ai o que fazer?

A minha recomendação é que você procure um curso, onde se pode aprender os principios básicos de operação de uma mesa digital, se você já conhecem bem as mesas analógicas, muitos dos princípios serão aplicaveis, porém muitas coisas serão novidade. Ao final, você irá reconhecer quantas vantagens podemos tirar deste novo recurso.

Perguntas ? samuel-mattos@hotmail.com