VIDEOS COM PROFISSIONAIS DO ÁUDIO

VIDEOS COM PROFISSIONAIS DO ÁUDIO
Clique na imagem para assistir videos com profissionais de AV

segunda-feira, 30 de julho de 2007

007 - Monitoração de Palco

Já que nossos dois últimos assuntos foram mesas de som, hoje falarei sobre uma das grandes ferramentas que ela proporciona ao operador de áudio, é a possibilidade de implantação de um sistema de monitoração de palco direto da mesa de som, utilizando os auxiliares.

O sistema se destina a enviar sinais de áudio como retorno aos músicos e cantores no palco, ou seja, independente do som que sai nas caixas de PA, um segundo áudio pode ser enviado ao palco com total independência um do outro.

Sendo assim, pode-se colocar caixas de retorno no palco (há modelos específicos para isso) retornando áudio, para que os músicos possam se ouvir melhor ou então usar retorno de ouvido.

Há duas maneiras de se fazer isso: usando apenas uma mesa de som principal, onde através da linha de auxiliares da mesa, envia-se sinais de áudio, independentes do som principal de volta para o palco. Ou então colocando-se uma segunda mesa de som (mesa de palco), destinada a enviar sinais de áudio diretamente para os retornos de chão ou de ouvido. Nesta segunda configuração haverá a necessidade da instalação de um Multicabo Splitter – este cabo consiste em um T que recebe os sinais provindos do palco e os divide em dois, um para mesa de palco e o outro para mesa principal sendo que um não influencia no outro.







 O Multicabo, com ou sem Splitter, consiste em uma caixa (Medusa) constituída de várias conexões, na maioria dos casos XLR fêmeas, onde deverão ser conectados todos os microfones e instrumentos. Através dele, os sinais serão enviados à mesa principal e/ou a mesa de palco, caso seja um splitter. (Nas mesas de som digital, é possível fazer a duplicação virtualmente, falaremos sobre isso futuramente).


Samuel Mattos
Julho de 2007