VIDEOS COM PROFISSIONAIS DO ÁUDIO

VIDEOS COM PROFISSIONAIS DO ÁUDIO
Clique na imagem para assistir videos com profissionais de AV

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

002 - Audio na Igreja - Microfonia

Um dos maiores "males " que afligem o operador de som em qualquer ambiente, é a
famosa microfonia, ou realimentação acústica.
A realimentação é um fenômeno eletroacústico que ocorre devido a um desequilíbrio das frequências, e no nível de pressão sonora (SPL) que estão sendo projetadas num determinado ambiente e re-capitadas pelos microfones, formando assim um looping sem fim.
A microfonia é identificada como um apito forte, que ocorre quando as ondas sonoras emitidas por um alto-falante são captadas e reamplificadas pelo microfone que as originou. Muitas vezes começa fraco e vai aumentado gradualmente até que uma das fontes sonoras seja interrompida, sendo assim temos: microfonia de graves que mais se parece com um apito de navio, a microfonia de médios, parecida com o som produzido por uma corneta, e a de agudos, a pior delas, pois atinge frequências altas que podem até prejudicar a audição, se não for controlada a tempo.
Mas o que provoca a microfonia ? Como já disse é um desequilíbrio, que ocorre quando há excesso de volume em uma determinada frequência. Por exemplo; quando ligamos um microfone próximo de um alto falante, o som captado pelo microfone, percorre um caminho, ou seja, entra pelo microfone, vai para a mesa de som, que o pré-amplifica e envia para os amplificadores que os enviam para as caixas de som de volta, quando esse sinal sai pelo alto falante, uma boa parte dele é nova mente captada pelo microfone, criando assim um ciclo vicioso, um looping sem fim. Até ai tudo bem pois esse ciclo pode até ser usado como um efeito natural num sistema de reforço sonoro, porém quando uma determinada frequência, seja de graves, médios ou agudos é excessiva, esse ciclo se tornará audível e crescente até que passe a ser ouvido, quase que se tornando inaudível e interferir na qualidade do sistema todo.
Uma maneira de amenizar este problema é evitando que os microfones fiquem posicionados de frente para o raio de emissão dos alto-falantes. Porém sabemos que a acústica do ambiente, através das reflexões nas paredes, teto, chão e outras superfícies, proporciona um ganho em determinadas frequências o que aumenta a possibilidade de causar microfonia.
Pretendemos mais adiante tratar da questão da acústica do ambiente, mas na próxima coluna quero falar sobre o uso dos equalizadores que são uma grande ferramenta no sentido de amenizar o problema da microfonia.

Samuel Mattos


Com. Cristã Jundiaì - 2006